Como está nosso grupo?

segunda-feira, 25 de abril de 2011

As pinturas romanas - Isabela Fernandes 6c n14.

A pintura da Roma Antiga é  ainda pouco compreendida, pois seu estudo é muitas vezes prejudicado pois normalmente estão muito antigas. Boa parte do que hoje sabemos sobre a pintura romana se deve a uma tragédia natural. Pois um vulcão (Vesúvio) entrou em erupção no ano 79 d.C e soterrou duas cidades: Pompéia  e Herculano, grande parte da população teve fim, mas algumas construções foram preservadas e com elas suas pinturas murais decorativas.
  Roma desde sua origem fora uma  consumidora e produtora de arte.
Assim que conquistou sua independência entrou em contato com a cultura grega, passando a assimilar seus princípios em todos os campos artísticos, inclusive na pintura.
Normalmente suas pinturas mostravam deuses como Marte e Zeus e muitas vezes caricaturas, auto retratos e também lugares onde passavam ou viviam.  
Os pintores romanos usavam como materias de trabalho tintas produzidas a partir de materiais da natureza como, por exemplo, metais em pó, vidros pulverizados, substâncias extraídas de moluscos, pó de madeira e seivas de árvores. 
Os estudiosos da pintura existente em Pompéia classificam a decoração das paredes internas dos edifícios em quatro estilos, cada um com seu jeito de ser feito... Alguns são de gesso e outros de tintas e outras matérias.


                                                            auto retrato da romana


                 


                                                          frutas comidas no cotidiano




fonte: wikipédia e google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário